segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Eleição do Conselho da Cidade de Viamão.

O Conselho da Cidade de Viamão(CONCIVI),onde é discutido e acompanhada a Política Municipal de Desenvolvimento Urbano,teve hoje, eleita sua primeira Diretoria para um mandato de três anos que assim ficou composta:
Presidente:Maria Irene Oliveira.Representando o Governo Municipal.
Vice-presidente:Adilson Della Justina.Movimento Popular.rep: Pcds.
A gestão participativa exige a capacitação política dos diversoss segmentos sociais com incentivos e mobilização para o acesso às políticas urbanas.No Brasil existem vários movimentos sociais e populares,organizações governamentais e não governamentais cuja luta é a conquista do "Direito à Cidade",o acesso á moradia,ao saneamento,entre outros benefícios oferecidos pela cidade.Neste sentido,destaca-se no município as Associações de Moradores,Comunitárias,Grupos de Mulheres,Quilombolas,Indígenas,Pcds e a Coordenação dos Movimentos.
Na nacional os Movimentos Populares,Confederação Nacional das Associações de Moradores-CONAM.Movimento Nacional de Luta pela MOradia-MNLM.Central dos Movimentos Populares.CMP.
De forma integrante estes movimentos lutam pela Reforma Urbana com vistas à concretização da função social da cidade, e o Conselho da Cidade só reafirma estas políticas,garantindo a participação popular.
Hoje ao elegermos,um representante do segmento Pcds,para compor a presidência do CONCIVI,estamos deixando de teorizar e colocando em prática à inclusão social.
Sinto-me muito bem representada ,quanto Movimento Popular e cidadã,neste Conselho.
Desejo aos vitóriosos,sucesso nesta empreitada.
SAudações Comunitárias.

Eleição do Conselho de Viamão.

Resultado da Eleição.

domingo, 4 de novembro de 2007

Eleição do Conselho da Cidade de Viamão.

Amanhã dia 5 de novembro, realizar-se-á a eleição para escolha do Presidente e Vice-Presidente do Conselho da Cidade de Viamão(CONCIVI),que irá orientar as políticas de Desenvolvimento Urbano nossa cidade.Destaco aqui o trabalho de todos os Conselheiros,que foram incansáveis,disponibilizando as horas de estar com seus famíliares,dedicando-as ao CONCIVI.
Preciso sim,salientar que nós os Movimentos Populares estivemos presente em defesa de políticas públicas para a nossa Viamão.
Ressaltamos nosso papel protagonista na criação do Ministérios Cidades, Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social e Conselho Nacional das Cidades isto nos fortalece para discutir à política de Desenvolvimento Urbano em todas as esferas governamentais.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

CIDADANIA.

O termo cidadão significa"O habitante da Cidade",remetendo ao sentido originário,na Antiguidade.
Com a evolução da história e a consolidação da sociedade burguesa,passa a indicar a ação política e a participação do sujeito na vida da sociedade.
Origina-se desta compreensão a noção de cidadania que deve representar uma conquista nos mais diversos segmentos da sociedade.
Vivemos em uma sociedade que é fruto de várias transformações comportamentais,ocasionadas por sistemas políticos.
Logo,devemos observar que o exercício de cidadania depende do tipo de poder político em cada nação.
É notório perceber que na sociedade atual a participação política dos cidadãos ainda é limitada,por conta das divisões de classes, as quais não possibilitam a todos os cidadãos acesso igualitário aos bens produzidos pela sociedade.
O sentido de cidadania, mais efetivo é o que pode ser essencialmente representado pela democracia, em duas dimensões: a pública(de todos nós) e a privada(de cada um).
O cidadão utiliza sua liberdade pautada no exercício de direito natural e de direito social.
O primeiro refere-se ás necessidades básicas,como alimentação,moradia e saúde.
O segundo, aos direitos, como educação,trabalho e o lazer.
Mas ambos só serão direitos se forem reconhecidos pelo Estado,pois a liberdade perpassa os direitos civis,quando trata do pensamento e de associação entre cidadãos,garantido-lhes decisão livre, e o direito de ir e vir.
Temos também garantidos os direitos políticos e sociais no que diz respeito à liberdade e participação no Estado democrático, representativo,concomitante com à atuação do mesmo e o comportamento dos cidadãos em defesa dos seus direitos.
O capítulo I da nossa Constituição Federal,no seu artigo 5 diz:
"Todos são iguais perante a lei,sem distinção de qualquer natureza,garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida,à liberdade,à igualdade,à segurança e a propriedade."
Este artigo não está em consonância com a realidade brasileira,mostra um descaso entre a vivência de liberdade e o que lei estabelece,precisamos de atitudes.
O comportamento do ser humano não segue um padrão coletivo.
Mesmo nos tempos atuais,existem formas camufladas,representada por um pequeno grupo,que mantém privilégios,negando a possibilidade de ascensão à maioria.
O cidadão é livre para ser ético,ser político e reflexivo frente à sociedade.
Reflexão:
Será que o cidadão utiliza bem sua liberdade nos contextos sociais?

domingo, 22 de julho de 2007

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL.

Desenvolvimento Urbano com Participação Popular e Justiça Social.
Avançando na Gestão Democrática das Cidades.

Vivemos nas cidades,trabalhamos,estudamos,nos divertimos e vivenciamos nossos problemas.
É por isso que não devemos poupar esforços, para garantir o direito fundamental da participação popular,neste 28 de julho,na Escola Setembrina.
A participação da sociedade orienta e fortalece o poder público para atender as demandas da população.
A Conferência das Cidades,oportuniza a pactuação da política do Desenvolvimento Urbano,espaço para a sociedade participar da elaboração e avaliação das políticas públicas e sua implementação,elege as prioridades de atuação do poder público,nas três esferas de governo.Na Conferência é pautada a discussão em âmbito Nacional com questões apontadas pela sociedade.O objetivo maior é garantir a implementação da política de Desenvolvimento Urbano,promovendo a discussão do poder público e sociedade organizada.Nesta Conferência iremos definir metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade e eleger as entidades representantes dos segmentos no processo da Conferência que representarão a cidade na III Conferência do Estado.Também serão eleitos membros do Conselho da Cidade de Viamão (CONCIVI),dentro dos seus segmentos.

BALANÇO DAS CONFERÊNCIAS:
I CONFERÊNCIA DAS CIDADES:
-Estabeleceu parâmetros para uma política Nacional de Desenvolvimento Urbano com Integração das Políticas "setoriais" (habitação,saneamento,mobilidade e planejamento territorial), e orientou as ações do recém criado MINISTÉRIO DAS CIDADES.
Aprovou a criação e constituição do Conselho das Cidades,que tem atuado para que os princípios e as diretrizes estabelecidas nas Conferências municipais,estaduais,e do Distrito Federal,sejam implantadas.
Aprovou também também a sistematização de realização de Conferências municipais,estaduais e nacional.

II CONFERÊNCIA DAS CIDADES:
Na segunda Conferência Nacional das Cidades,o princípio da gestão democrática,da participação e do controle social foi aprovado como uma das diretrizes da política de desenvolvimento urbano.Aprovou a estruturação e os instrumentos da política regional e metropolitana. Estabeleceu a Gestão Democrática como uma diretriz da política de Desenvolvimento Urbano e discutiu a regulamentação da Lei 11.124 que criou o Sistema e o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.No setor do saneamento básico,a II Conferência aprofundou o debate sobre o marco regulatório,a necessidade especial de elaboração de políticas municipais de saneamento integradas aos Plano Diretor,contribuiu para o avanço nas discussões sobre a regulamentação da Lei dos Consórcios Públicos,fundamental para a prestação de serviços de saneamento de boa qualidade e de forma cooperada entre municípios.Com relação aos planejamento urbano,foi lançada a Campanha Nacional do Plano Diretor com ampla participação dos segmentos representados no Conselho das Cidades,apontando ações e capacitação do corpo técnico do setor público e da sociedade civil para planejamento e gestão participativa.Ressaltamos a necessidade da formulação de políticas específicas para regiões metropolitanas e de esforço dos instrumentos para acesso à terra urbanizada.No autor de transporte e mobilidade , a II Conferência reafirmou a importância da mobilidade urbana inter-modal e integrada,a revitalização do sistema ferroviário e deu ênfase à necessidade de ampliação dos investimentos no setor.Entre as principais contribuições das I e II CONFERÊNCIAS ressaltamos a compreensão da grande diversidade dos Municípios,Estados brasileiros,do agravamento da segregação sócio-espacial e da necessidade de reavaliar o modelo de produção das mesmas.A III Conferência deve estimular o debate sobre a implantação e fortalecimento dos processos de conferências e conselhos em todas as esferas da federação,contribuindo assim,para a compreensão de que a participação e o controle social não devem ser associados apenas aos instrumentos pra repasse de recursos,mas se tornar uma forma contínua de aproximação dos governos à realidade da população.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Dia do Amigo.

Em homenagem aos meus amigos,um pouco de poesia...neste 20 de julho dia do amigo.



Eros e Psique.

Conta a lenda que dormis
Uma princesa encantada
A quem só despertaria
Um infante,que viria
De além do muro da estrada.

Ele tinha que,tentado,
Vencer o mal eo bem,
Antes que,já libertado,
Deixasse o caminho errado
Por o que à princesa vem.

A princesa Adormecida,
Se espera,dormindo espera,
Sonha em morte sua vida,
E orna-lhe a fronte esquecida,
Verde,uma grinalda de hera.

Longe o Infante,esforçado,
Sem saber que intuito tem,
Rompe o caminho fadado,
Ele dela é ignorado,
Ela para ele é ninguém.

Mas cada um cumpre o Destino
Ela dormindo encantada,
Ele buscando-a sem tino
Pelo proceso divino
Que faz faz existir a estrada.

E, se bem que seja obscuro
Tudo pela estrada fora,
E falso,ele vem seguro,
E vencendo estrada e muro,
Chega onde em sono ela mora,

E,inda tonto de que houvera,
À cabeça,em maresia,
Ergue a mão,e encontra hera,
E vê que ele mesmo era
A princesa que dormia.
Fernando Pessoa.
A poesia faz bem a alma e o coração.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Pré-Conferência.

Neste sábado, dar-se-á continuidade as Pré-Conferências,neste dia 30/06, os temas a ser debatidos será:

Transporte e Mobilidade Urbana,pela manhã.
Palestrantes:Secretaria de transporte Municipal e Conam.
Planejamento e Gestão do Solo Urbano,de tarde.
Secretaria de Planejamento.
Credenciamento:de 8 às 9 hs.
LOcal:Câmara de Vereadores.

Viamonense participe,venha discutir sua cidade.

Violência.

Violência.
Empregada doméstica é atacada,violentamente, por jovens da classe média,porque foi confundida com uma prostituta(Rio de Janeiro).Garçon é agredido com facadas e chega ao óbito(São Paulo).Comerciante morto ao resistir assalto(Viamão,RS).Sinto-me impotente diante de tanta violência.Penso o que nós, sociedade vamos fazer diante do que está posto.Agredir alguém porque foi confundida com outro, justifica? Se fosse uma prostituta na parada de ônibus,qual o problema?Ela tem direitos iguais, a qualquer cidadão.Bom estes jovens do Rio e SP,são de classe média alta,estudantes universitários.Qual é o desvio de conduta mesmo?Aqui em Viamão,são chamados jovens sem oportunidades,já vem de família com um histórico(falta de oportunidade,não concluiu nem o Ensino Fundamental:).Escrevi tudo isto em forma de desabafo,depois de ler o pronunciamento da Governadora Ieda,no Seminário de Segurança Pública no RS.Ieda pintou um quadro muito diferente das estatísticas,muita elevadas no Estado(fonte ZH).Afirmou a Governadora que "a população percebeu que tem segurança"graças as técnicas de barreiras policiais georreferenciadas".Enquanto os governantes ficam tendo "devaneios" nós ficamos a mercê da criminalidade.Não podemos tratar a falta de segurança,como um problema de saúde pública,como quer a governadora.Precisamos de atitudes,soluções e medidas urgentes do presidente,governadora,prefeito e sociedade organizada.E aos pais cabe dar limites aos filhos.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Vamos rir um pouco.

Esta é uma curiosidade da coluna de Cláudio Moreno, Zero Hora,caderno cultura (professor, doutor em Letras).
Corno.

Uma leitora indignada com o tal marido do novo amor de Chico Buarque,especialmente com suas insinuações desrespeitosa e absurdas(palavras da leitora).
Que o nosso deus dos olhos verdes(palavras minhas).Deveria procurar alguém da idade dele em uma clínica geriátrica(segundo a leitora).
Subitamente a leitora abandona a elegância e dispara, a pergunta curta e grossa.Porque chamamos de cornudo,galhudo,chifrudo,alguém traído?
E o professor,foi adiantando sua resposta,ninguém sabe o motivo.Aliás,a grande variedade de teorias já levantadas a respeito só vem confirmar o mistério dessa modificação no significado atribuído aos chifres,a partir da idade média europeia;antes disso os cornos não eram o símbolo da pessoa traída pelo(a) companheiro(a),mas sim representavam energia,comando e potência sexual,todos os sátiros da mitologia tinham chifres e os guerreiros vikings,bem como os gauleses da aldeia de Astérix portavam-nos orgulhosamente em seus capacetes.Bem no interior do Brasil principalmente São Paulo e RS (zona rural)é usado chifres nas porteiras e portas de galpões para afastar mau olhado(pesquisa minha).
O certo é que um dado momento,por motivos inexplicáveis,estabeleceu-se uma relação entre traição e os chifres. Este texto é só para descontrair um pouco.

sábado, 23 de junho de 2007

SUS.

A SAÚDE É UM DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO.

A saúde é item de relevância pública,o que assegura a participação do Ministério Público na fiscalização do cumprimento das leis. O SUS é formado dos três níveis de governo(União,Estado e Municípios) e pelo setor privado ,com o qual são feitos contratos e convênios.
Um hospital privado,quando contratado pelo SUS,deve atuar como um equipamento público,

SÃO PRINCÍPIOS DO SUS:

Universalidade:Deve atender a todos,sem distinção.
Integralidade:A saúde da pessoa não pode ser vista de forma compartimentada,mas sim,deve ser tratada como um todo.
Equidade:Deve oferecer os recursos de saúde de acordo com as necessidades de cada um;dar mais para quem mais precisa.Os pontos positivos do SUS são muito pouco conhecidos,pois há preconceito,desinformação e até má fé de alguns setores que lucram com a exposição negativa do SUS,um dos primeiros passos para a sua implementação foi a municipalização,por ser no município que as políticas de saúde devem acontecer e com a participação do cidadão,entidades,associações de moradores/ etc.
CONTROLE SOCIAL:
Participação Popular Assegurada."todos e todas têm o direito de opinar,criticar,fiscalizar e participar de tudo que diz respeito á saúde através dos Conselhos Municipais ,Estaduais e Nacional".
O SUS é democrático porque tem mecanismos que asseguram o direito de participação do cidadão,das entidades e associações de moradores,de todos os segmentos envolvidos com o sistema:governo,prestadores de serviços,trabalhadores da saúde e os usuários dos serviços.Lembrando que os conselhos de saúde devem ser formados por 50% de entidades de usuários,25% de entidades de trabalhadores e 25% de governo e serviços privados,conveniados,ou sem fins lucrativos.Mesmo não fazendo parte de um conselho de saúde você deve participar das reuniões e levar suas reclamações e ou sugestões.Quem Paga a Conta do SUS?
Somos todos nós,desde o mais simples cidadão até aquele que só compra seus alimentos e contribui para manter o SUS.Ao comprarmos qualquer mercadoria estamos contribuindo para o SUS através de impostos que são embutidos nos preços das mercadorias que consumimos.Portanto são os impostos que permitem o funcionamento do SUS-Sistema Único de Saúde.
O SUS É NOSSO. Informe-se sobre reuniões do Conselho de Saúde de Viamão e participe é um direito seu saber quais políticas públicas de saúde estão sendo implantadas em seu município.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Jornal Eletrônico de Viamão.

" A maior vitória que podemos alcançar nesta vida não é vencer nossos inimigos,mas atingir nossos ideias."
Está de parabéns o idealizador,estão de parabéns os colaboradores.Vejo neste espaço,um instrumento de discussão,apontando o que entendemos que não é bom para população,sinalizando o que está melhor,participando da discussão de políticas públicas para a cidade, construindo A Cidade que Queremos.Acredito ser o objetivo que norteou o idealizador deste magnífico jornal.Então pessoal,vamos usar este espaço não para atacar pessoas da comunidade, que fazem a diferença,que lutam para que a cada dia Viamão,cresça e desenvolva com dignidade e qualidade de vida.Vamos sim e dizer aos políticos deste município,que estamos de olho,fiscalizando,observando,atentos.Vamos deixar de ofender os colaboradores,valorizar a participação de todos,defender nossas idéias,fazer propostas de desenvolvimento e crescimento para o nosso município.Valorizar o que temos de bom.Defender políticas de geração e renda para o município,pra que ele deixe de ser dormitório,qualificar mão de obra,acabar com o pedágio,que rasga a nossa bandeira,dividindo o município,causando empobrecimento da Região onde foi instalado,propor políticas de geração de renda, um conselho gestor para o Parque Itapuã,que é nosso mas quem administra é o Estado, não contemplando a comunidade com os empregos que deveria gerar. Outro tema importante para discutirmos por exemplo:por que a passagem de Viamão é tão cara? Vocês sabiam que de Viamão à Itapuã a população gasta R$ 9,50 para ir vir? Pense como aquelas criaturas podem concorrer a uma vaga de emprego aqui em Viamão? Veja quantos temas importantestemos para debatermos, porque perder tempo com picuínhas. Querido viamonense tu pode e deve ser protagonista do desenvolvimento sustentável de nossa cidade.Vejam o que eu citei é pouco,poderia pontuar outros tantos que não é fato desconhecido de voces.Não estou defendendo ninguém,só queria que soubessem que este é o meu entendimento sobre o nosso jornal eletrônico, seu objetivo maior é, informar,entreter ,encaminhar,opinar e garantir a participação de todos neste espaço.Esta aí também a idéia de uma Tv comunitária,porque não?Vamos juntos com o Sílvio, amadurecê-la,lutar por mais este espaço.
Saudações Comunitárias.
Ducarmo.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Mulher e Cidadania.

Lei Maria da Penha 11.340/06.

Art.I Esta lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher a eliminação de todas as formas de violência contra
Art.II.Toda a mulher,independente de classe,raça,etnia,orientação sexual,renda,cultura,nível educacional,idade e religião,goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana,sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência,preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral,intelectual e social.
Art.III.Serão asseguradas às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida,à segurança,à saúde, à alimentação,à educação,à cultura,à moradia,ao acesso à justiça,ao esporte,ao lazer,ao trabalho,à cidadania,à liberdade,á dignidade,ao respeito e à convivência familiar e comunitária.Esta é uma pequena mostra sobre a lei,que tu minha amiga poderá pesquisar no site dos Direitos Humanos(que eu gosto de chamar de Direitos dos Humanos).

terça-feira, 19 de junho de 2007

Mulher e Cidadania.

Conquistar a igualdade e a justiça de direitos,são alguns objetivos que as mulheres estão lutando para alcançar.A mulher submissa,tratada como objeto,"sexo frágil," está deixando de existir,dando lugar à mulher trabalhadora,independente,ciente de seus direitos perante a sociedade.Muitos são os resultados alcançados pelas mulheres. O preconceito,a discriminação,a violência as desigualdades sociais ainda são um tormento que atinge nós mulheres.As mulheres não devem silenciar,indo atrás dos seus direitos e nunca deixar abater-se pelos obstáculos que a sociedade impõe.Deve denunciar e reagir contra a impunidade para que seja reconhecida e respeitada como ser humano.Quando falamos em emancipação da mulher,até os dias de hoje situa-se de fato,numa posição subalterna dentro da sociedade e da família.Embora haja muito pelo que lutar o avanço vai sendo gradativo e com obstáculos demarcados,que vão caindo um a um como uma guerra virtuosa,muitas conquistas foram obtidas. O direito ao voto(1932),divórcio,evitar a gravidez,usar calças compridas e trabalhar fora do lar. O que significa reservar um espaço para pautar a situação das mulheres.Quais Mulheres? Quais Direitos? A cidadania expressa um conjunto de direitos.Lei Maria da Penha 11.340/ de 7 de agosto de 2006,voltaremos a falar sobre esta lei.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

AS PESSOAS.

Existem pessoas e pessoas,aquelas que querem construir um mundo melhor pra todos e as que querem um mundo melhor só pra "si".Já explico,Se você está desmotivado,não acreditando que é possível,buscar um novo horizonte,então cuidado,certos elementos inseridos na sociedade fazem mal à saúde.E olha que nem é o médico ou governo que adverte,é o bom senso.Não desanime se algumas pessoas disseram que estás de má intenção,é porque no fundo o único espírito que habita nestes seres é o de porco.Continue de cabeça erguida,olhos no horizonte e mãos postas em direção ao céu,o fato de estendermos as mãos já é uma forma de expressarmos um gesto de amor.Não se conforme com o que te dizem, vá buscar esclarecimento,pois és uma pessoa de Deus,não te encostes em cantos para chorar,mas eleve teu olhar em forma de oração."Existem aqueles que se esforçam para Ver acontecer e existem os que se conformam com o que já viram acontecer"passando para os outros a responsabilidade de buscar um mundo melhor para todos.Ducarmo.

I Fórum de Promoção a saúde do Hospital de Viamão.

Hoje estive em consulta no hospital de Viamão,e me chamou atenção,uma faixa, com o seguinte convite:


I Fórum de Promoção a Saúde do Hospital de Viamão.

Acontecerá toda a última sexta-feira de cada mês,com a participação da comunidade em geral e funcionários do próprio.
Local: Auditório do Hospital.Sempre às 15 horas.
Esta iniciativa é do Hospital de Viamão e Instituto de Cardologia.
Parabéns pela iniciativa.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Pré-C0nferências e III Conferência da Cidade de Viamão.

Foi dado início ao processo de realização das Pré-Conferências e III Conferência da Cidade de Viamão.Este processo é um importante espaço de diálogo entre o governo e sociedade civil para discutir a implementação da política para toda a cidade,com o objetivo de construir uma cidade mais justa,democrática e sustentável.
Lema:Avançando na Gestão Democrática das Cidades.
Tema: Desenvolvimento Urbano com Participação Popular e Justiça Social.
Viamão já criou sua Comissão Preparatória.
Membros da Comissão:
Ducarmo Guimarães:Confederação Nacional das Associações de Moradores.(CONAM)
Domiga Irene Paim:Associação Comunitária do Parque São Critóvão.
Sônia Rodrigues: Acamvi.
Cátia Adriana Fernandes: Movimento Nacional de Luta pela Moradia.(MNLM)
Jefferson A. Martins: Movimento Nacional de Luta pela Moradia.(MNLM)
José Célio Ferreira: Sindicato dos Arquitetos e Engenheiros de Viamão.(SAEV)
Delmar W.Sittoni: Instituto Saberes e Cuidados Ambientais. (ISCA)
Antonio Carlos M.Rostirolla. Secretaria do Planejamento(SEPLAN) Coordenador.
Maria Irene S.de Oliveira.. Departamento de Habitação.
Foi elaborado o Regimento das Pré e Conferência da Cidade de Viamão sob o Decreto do Executivo 021/2007 em 5 de juhno de 2007.
As funções da Comissão Preparatória:
-organizar as Pré e Conferncia Municipal;
-incentivar a mobilização das diversas instâncias de governo e entidades da sociedade civil locais,envolvidas no debate da política urbana;
-promover ampla divulgação do processo.
Convocação da Conferência:
Primeiramente a Comissão Preparatória deverá propor a data, o lugar eo tamanho da Conferência.
Meios de Convocação:
-pelo governo municipal,via Decreto e divulgada nos meios de comunicação.
Vale ressaltar que o município deve dar preferência e importância a realização da Conferência Municipal,de forma a discutirem a política urbana, sob a realidade local,sem prejuízo dos esforços a serem empreendidos com parcerias de outros municípios,quando necessário.
Datas das Pré- Conferências:
Dia:23/06 Local:Câmara Municipal de Viamão.
Credenciamento: das 8 às 9hs.
Tema:
Habitação: 9 às 12hs.
Palestrantes: Caixa Federal,Departamento Municipal de Habitação.
Saneamento Básico(ambiental)lei 11445/07. 14 ás 17hs.
Palestrantes: a defenir.
Dia:30/06
Credenciamento: 8 às 9 hs.
Tema:
Transporte e Mobilidade Urbana: 9 às 12hs.
Palestrantes:Metroplan,Sec: de Transporte Municipal.Movimentos Sociais Popular.
Planejamento e Gestão do Solo Urbano. 14 às 17hs.
Palestrantes: a defenir.

A III Conferência da Cidade de Viamão,realizar-se-á em 28 de julho de 2007.
Horário: 8 às 17 hs.Credenciamento: 8 às 9.
Local: Câmara Municipal de Vereadores.
Comunidade Viamonense,participe deste processo democrático,faça valer seu direito.