segunda-feira, 25 de junho de 2007

Vamos rir um pouco.

Esta é uma curiosidade da coluna de Cláudio Moreno, Zero Hora,caderno cultura (professor, doutor em Letras).
Corno.

Uma leitora indignada com o tal marido do novo amor de Chico Buarque,especialmente com suas insinuações desrespeitosa e absurdas(palavras da leitora).
Que o nosso deus dos olhos verdes(palavras minhas).Deveria procurar alguém da idade dele em uma clínica geriátrica(segundo a leitora).
Subitamente a leitora abandona a elegância e dispara, a pergunta curta e grossa.Porque chamamos de cornudo,galhudo,chifrudo,alguém traído?
E o professor,foi adiantando sua resposta,ninguém sabe o motivo.Aliás,a grande variedade de teorias já levantadas a respeito só vem confirmar o mistério dessa modificação no significado atribuído aos chifres,a partir da idade média europeia;antes disso os cornos não eram o símbolo da pessoa traída pelo(a) companheiro(a),mas sim representavam energia,comando e potência sexual,todos os sátiros da mitologia tinham chifres e os guerreiros vikings,bem como os gauleses da aldeia de Astérix portavam-nos orgulhosamente em seus capacetes.Bem no interior do Brasil principalmente São Paulo e RS (zona rural)é usado chifres nas porteiras e portas de galpões para afastar mau olhado(pesquisa minha).
O certo é que um dado momento,por motivos inexplicáveis,estabeleceu-se uma relação entre traição e os chifres. Este texto é só para descontrair um pouco.

Nenhum comentário: